3 mitos sobre direitos previdenciários dos servidores


É sempre importante buscar informações corretas sobre os direitos dos servidores públicos, para evitar equívocos e difusão de notícias falas!  Confira alguns mitos:

- "Os servidores públicos não contribuem para a Previdência": Os servidores públicos contribuem sim para a previdência, geralmente para um Regime Próprio, enquanto os trabalhadores da iniciativa privada contribuem para o INSS. Geralmente a contribuição dos servidores é maior do que àquela paga pelos demais trabalhadores.
- "Servidores públicos aposentados recebem supersalários": A maioria dos servidores públicos em atividade recebem salários abaixo do teto do INSS: 50% recebem menos de 3 salários mínimos e 70% recebem menos de R$ 5.000,00. O valor da aposentadoria sempre é limitado ao valor recebido pelo servidor na ativa.
- "Os servidores públicos aposentados recebem salário integral": Somente àqueles que ingressaram no Serviço Público até 19/12/2003 podem ter direito a aposentadoria integral e desde que cumpridos os requisitos previstos nas regras de transição. Aqueles que não se enquadram nessas regras, têm a aposentadoria calculada pela média simples dos valores base para contribuição, o que reduz drasticamente o valor da aposentadoria.